Extração de Terceiros Molares - Dentes do Siso
- Clínica Zavadinack

- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Os terceiros molares, conhecidos também como "dentes do siso", costumam erupcionar entre os 17 e 25 anos de idade. Embora algumas pessoas tenham seus terceiros molares bem posicionados e sem complicações, muitas acabam necessitando realizar a extração.
Os motivos de indicação são diversos, tais como:

• Impacção dentária: é quando o dente não consegue "nascer" completamente, seja pela falta de espaço ou pela falta de alinhamento. Isso pode causar dor, inchaço, infecções, cáries e reabsorção no dente ao lado. A extração é indicada para evitar problemas periodontais, como PERICORONARITE (infecção local dos tecidos moles ao redor do dente) e principalmente para prevenir danos ao dente vizinho.

• Cáries e Doenças Periodontais: devido o posicionamento do siso ser muito posterior a higienização é dificultada, sedo assim é muito comum o dente apresentar lesões de cárie e problemas gengivais. Nesses casos o tratamento restaurador não costuma ser indicado pela dificuldade de acesso e pelo elevado índice de recidiva de novas lesões.

• Cistos ou Tumores: essas lesões odontogênicas costumam ser detectadas por exames de imagem (radiografias/tomografias) e não necessariamente estão ligadas a presença de dentes, porém tumores agressivos costumas estar associados a terceiros molares inclusos. Desta forma a extração é indicada como forma preventiva.
Dessa forma a extração dos terceiros molares muitas vezes é necessária para evitar problemas mais graves no futuro. O cirurgião-dentista irá avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios para cada paciente, mas vale lembrar que esta cirurgia em pacientes jovens normalmente é menos complexa e com menores riscos de complicações. Portanto, o ideal é desde cedo ter um acompanhamento periódico e preventivo com seu dentista.

Visitar regularmente o cirurgião-dentista é fundamental para a prevenção, diagnóstico precoce e manutenção da saúde bucal e geral.
Dra. Carolina Flisicoski, Cirurgiã dentista





Comentários